Produção


A produção da cachaça VELHO PILHO segue rigoroso controle de qualidade, desde o corte da cana sem a queima da palha da mesma, após o corte, a cana de açúcar é transportada até a sala de moagem onde é moída em 24 horas no máximo. Em seguida o caldo é decantado para eliminar impurezas onde segue para as dornas de fermentação onde o açúcar contido no mosto é transformado em álcool.

No processo de fermentação utilizamos leveduras selecionadas especiais para agregar aromas e paladares diferenciados em nosso produto. Após o caldo ser fermentado, o mesmo é transportado para o alambique onde ocorrerá a separação do álcool potável do não potável.

O processo de destilação é dividido em três partes:

  • CABEÇA:

    A parte da "CABEÇA DA CACHAÇA" que resulta em torno de 10% sendo desprezada para o consumo humano, também chamada de álcool não potável.

  • CORAÇÃO:

    O coração da cachaça é a parte potável conhecida na região Sul como "MIOLO DA CACHAÇA", essa é a parte utilizada para consumo.

  • CALDA:

    A calda da cachaça consiste na parte final da destilação, também conhecida como "ÁGUA FRACA", esta parte também é desprezada para o consumo humano.

A cachaça VELHO PILHO utiliza alambique de cobre para a fabricação da cachaça, onde agrega-se aromas e paladares da verdadeira cachaça brasileira.